Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 1 ano
após a matrícula.
Conteúdo
1Apresentação do estudo de mestrado
É dada a largada para nosso curso de imersão nas habilidades matemáticas básicas. Para início de conversa você conhecer um pouco mais acerca da dissertação de mestrado que resultou no PAHMB, bem como algumas aplicações dele como um recurso para a avaliação de estudantes público-alvo da Educação Especial.
O Protocolo de Avaliação de Habilidades Matemáticas Básicas — PAHMB, foi criado na pesquisa de mestrado profissional de Jaqueline Richter. Sendo parte da dissertação intitulada “Avaliação de habilidades matemáticas básicas na sala de recursos multifuncionais”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha. O PAHMB foi desenvolvido como um recurso para que os professores de Educação Especial, atuando em sala de recursos multifuncionais de escolas de Educação Básica, possam realizar a avaliação pedagógica dos estudantes com deficiência e dos estudantes encaminhados para avaliação pelos professores do ensino regular.
A dissertação e o protocolo podem ser acessados no link: https://argo.furg.br/?BDTD13217
Apresentação do protocolo: Avaliação de habilidades matemáticas básicas
20:00
Link do material do curso primeira aula
1 pág.
Participação no Seminário de Práticas Pedagógicas com a apresentação do estudo de caso
20:00
Vídeo de apresentação do curso
10:16
2Apresentação do protocolo de Avaliação Matemática
Primeira etapa do curso, onde apresentamos a trajetória formativa e as principais nuances do Protocolo de Avaliação de Habilidades Matemáticas Básicas- PAHMB.
LINK DOS MATERIAIS DA PRIMEIRA AULA AO VIVO- Aula 1- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhckMEyZ8LlSWvjJeXQ
Aula 1- Apresentação do protocolo e das fichas de aplicação
02:00:00
Apresentação do protocolo de avaliação matemática
20:00
3Tipos de conhecimento com base na epistemologia genética
A epistemologia genética é a base teórica de Jean Piaget. Como a pesquisa que resultou na elaboração do PAHMB. Com base nessa linha teórica iniciamos a compreensão dos tipos de conhecimentos a partir do Conhecimento social; Conhecimento físico e do Conhecimento lógico-matemático.
Link para a pasta com os materiais das aulas deste módulo:
Aula 3- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhcllOBj_pYCcsIo2hg?e=nUZM0s
Aula 2- Tipos de conhecimento com base na epistemologia genética
02:00:00
Link do material da aula 2
1 pág.
4A construção do número e procedimentos de cálculo
Distinção entre símbolos e signos: Procedimento de contagem; Construção do número; Procedimentos de cálculo
Link de acesso à pasta com os materiais para este módulo:
Aula 3- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhcllOBj_pYCcsIo2hg?e=nUZM0s
Aula 3- Distinção entre símbolos e signos: Procedimento de contagem; Construção do número; Procedimentos de cálculo
02:00:00
Link do material da aula 3
1 pág.
5Habilidades matemáticas básicas, propostas de intervenção;
Na aula 4 tratamos das habilidades matemáticas básicas e das propostas de intervenção com jogos e atividades.
Link para a pasta com os materiais deste módulo:
Aula 4- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhclk-yLYzNsz7jm_GA?e=gRzUwM
link da pasta de jogos- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhckv-yLYzNsz7jm_GA
Link com acesso aos jogos
1 pág.
Quais são as habilidades matemáticas básicas?
08:44
Aula 4- Habilidades matemáticas básicas e propostas de intervenção
01:48:17
6Como aplicar o protocolo de avaliação matemática
Neste módulo apresentamos a aula 5, com a descrição de cada uma das cartas com a consigna e possibilidades de respostas dos estudantes.
Link de acesso aos materiais deste módulo: Aula 5- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhclpsCkATds7GzDwWQ?e=en6xoQ
Preenchimento da ficha do aplicador e correção
10:00
Aula 5- Protocolo de avaliação de habilidades matemática básica - aplicação
02:30:00
Orientações iniciais para aplicação do PAHMB
01:54
7Formulação e resolução de situações problemas
Nossa aula 6 apresenta a formulação e resolução de situações problema.
LINK DAS PASTAS E MATERIAIS:
https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhcltCuDdMyPCdjcGDQ?e=9lfghS
pasta de sugestões de atividades- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhc5ZCuDdMyPCdjcGDQ
pasta de sugestões de jogos- https://1drv.ms/f/s!AleSZWQhfBHWhc5CCuDdMyPCdjcGDQ
Aula 6- Formulação e resolução de situações problemas
02:00:00
8Módulo especial- Aplicações práticas do protocolo de avaliação matemática básica
Neste módulo especial separamos algumas gravações de aplicações práticas do protocolo de avaliação matemática básica- PAHMB, com estudantes, público-alvo da Educação Especial de distintas faixas etárias e laudos.
Aplicação prática do PAHMB com estudante do 5° Ano
20:00
Aplicação prática do PAHMB com estudante do 5° Ano com 11 anos
20:00
Aplicação prática do PAHMB com estudante do 4° Ano
20:00
Aplicação prática do PAHMB com estudante de 3° Ano
20:00
Aplicação do PAHMB com estudante do 2° Ano do EF
20:00
9Correção do protocolo de avaliação matemática
Etapa final da aplicação do PAHMB, a correção e a escrita do relatório. Nesta última etapa apresento um vídeo com as respostas do estudante X, a forma de marcar as respostas na ficha do aplicador e como marcar e calcular a pontuação no gráfico de pontos.