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em até 6 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1Conceito de alfabetização baseada em evidências
Aprender a ler e a escrever são habilidades fundamentais para a vida em sociedades
democráticas modernas. Os estudos científicos sobre a aprendizagem da leitura e
da escrita datam de mais de um século com as pesquisas desenvolvidas por Edmund Huey e
publicadas em um livro chamado The Psychology and Pedagogy of Reading, em 1908.
Consciência fonêmica e consciência fonológica,Consciência fonológica é a capacidade de ouvir e manipular os sons da fala. Uma criança que aprende a ouvir os diferentes sons (sílabas) de uma palavra, tem consciência fonológica.
Consciência fonêmica é a capacidade de ouvir e manipular a menor unidade de som da fala, ou seja, o fonema. Na consciência fonêmica nos concentramos em sons e não em letras.
As atividades de consciência fonêmica envolvem apenas as menores unidades de som. Por exemplo, ser capaz de ouvir / g / a / t / o / na palavra gato requer consciência fonêmica.
Esses sons não podem ser quebrados, por isso, a consciência fonêmica envolve a capacidade de ouvir e manipular fonemas, as menores unidades do som.
Consciência fonêmica e consciência fonológica
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3Atividades práticas no processo da alfabetização
Para trabalhar a alfabetização é preciso ter em mente que alfabetizar é um exercício diário! E o processo se desenvolve no e com o contexto sociocultural de cada criança.